Enem 2020: período de recurso relacionado à solicitação de isenção inicia segunda-feira

25/04/2020 - 14h16 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou na última sexta-feira (24), os resultados do pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e da justificava da ausência da edição anterior na página do participante.

De acordo com o INEP, esta edição recebeu recebeu cerca de 3 milhões de solicitações. Os candidatos que não tiveram suas manifestações atendidas poderão interpor recursos entre os dias 27 de abril a 1º de maio, em ambos casos - isenção e justificativa de ausência.

O INEP informou que vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição Enem 2020 dos candidatos que não conseguiram solicitar a isenção dentro do prazo. Segundo o presidente do INEP, Alexandre Lopes, a medida foi tomada para não prejudicar estudantes que tiveram suas aulas suspensas. "Ninguém será prejudicado ou ficará para trás", informou Lopes.

A gratuidade será concedida durante o período de inscrição (11 e 22 de maio), sem a necessidade de solicitação pelo participante. Podem receber isenção nos seguintes casos:

  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio em 2020, em escola da rede pública;
  • Candidatos que já concluíram o Ensino Médio, em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada, além de possuir renda por pessoa na família igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), além de possuir renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Importante lembrar que, o procedimento de isenção não garante a inscrição do candidato. As inscrições ocorrem entre 11 e 22 de maio. A partir deste ano, passa a ser obrigatório a inclusão da foto do participante no sistema. O valor da taxa permanece o mesmo da edição anterior - R$ 85,00, podendo ser quitada até 28 de maio.

As avaliações serão aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro na modalidade Enem Impresso. O Enem Digital acontecerá nos dias 22 e 29 de novembro. A estrutura da prova continua sendo a mesma, ou seja, composta por 4 provas objetivas com 45 questões cada, além da Redação. No ato da inscrição, o candidato também deverá escolher uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

As solicitações quanto à Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep em relação ao Enem, ocorrerá entre os dias 11 e 22 de maio, mesmo período de inscrições. Os pedidos de tratamento por Nome Social poderá ser efetuado entre 25 e 29 de maio.

Para mais informações acesse o portal do Enem.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: