Enem 2020: servidores públicos e professores podem atuar como certificadores

10/10/2020 - 17h29 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) encerra na próxima terça-feira (13), logo após o feriado, as inscrições para quem deseja trabalhar como certificador na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Os interessados devem se candidatar no portal do INEP/Certificadores. O cadastramento é realizado por meio da Rede Nacional de Certificadores (RNC). Para participar é necessário ser servidor público em exercício em 2020, do Poder Executivo Federal regido pela Lei nº 8.112; ou ser professor da rede estadual ou municipal de ensino efetivo e registrado no Censo Escolar 2019. Além dessas atribuições também são exigidos os seguintes requisitos:

  • Possuir formação mínima em Ensino Médio;
  • Não ser inscrito como participante no Enem 2020;
  • Não ter cônjuges/companheiros ou parentes - em linha reta, colateral ou por afinidade de até terceiro grau - inscritos no Enem 2020;
  • Possuir Smartphone ou tablete e computador com acesso à internet

De acordo com o INEP, os candidatos também terão que ser aprovados no curso de capacitação a distância para atuar na aplicação do Enem 2020. A convocação dos inscritos para realização do curso ocorrerá até 30 de outubro.

Os integrantes da RNC serão responsáveis por certificar em cada local, a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de provas do Enem.

A atividade desenvolvida pelo certificador terá o valor diário de R$ 342,00. Acesse o Edital e o portal do INEP para obter todas as informações.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: