Enem 2021: inscrições começam 30 de junho

19/06/2021 - 17h17 - Por Karoline Figueiredo

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem ficar preparados, pois faltam apenas 11 dias para abertura das inscrições. Os Editais das versões Impressa e Digital foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) de 1º de junho.

De acordo com o cronograma, as inscrições ocorrerão entre os dias 30 de junho e 14 de julho e as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro (dois domingos consecutivos). Apesar de possuir editais específicos para as versões Impressa e Digital, o cronograma é o mesmo para ambas modalidades, o que não aconteceu na edição anterior.

O Inep já havia publicado o Edital referente ao pedido de isenção da taxa de inscrição e à justificativa de ausência da edição anterior. As solicitações foram recebidas entre os dias 17 e 28 de maio. Os resultados foram informados 9 de junho e já podem ser acessados na página do participante.

De forma inédita, o Inep divulgou o edital de isenção separado da inscrição do Enem. O objetivo da iniciativa é evitar que o candidato deixe de se inscrever no exame caso seja isento da taxa inscrição. Os participantes beneficiados com a isenção ou não, deverão realizar as inscrições para garantir a participação.

O candidato que necessitar de atendimento especializado deverá informar, no ato da inscrição, as condições que motivam a solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno de espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso ou outras condição específica.

O pedido para tratamento pelo nome social pode ser realizado após o período de inscrição, na página do participante, entre os dias 19 e 2 de julho.

Acesse o Edital Enem Impresso, o Edital Enem Digital e o portal do Inep para mais informações.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: