Enem Digital 2020: 26,7 mil participam do segundo dia de provas

08/02/2021 - 15h03 - Por Karoline Figueiredo

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) na versão digital, aconteceu neste último domingo (7). Ao todo, 26.709 candidatos estiveram presente, o que representa 28,7% dos 93.079 inscritos.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os dados ainda são preliminares. Os números definitivos ainda serão apurados pelo consócio aplicador e as informações serão divulgadas juntamente com os resultados do Enem 2020.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, declarou em entrevista coletiva após aplicação de provas, que o objetivo é consolidar o Enem em formato digital até 2026. "Hoje concluímos a primeira aplicação do Enem Digital no Brasil. Estamos reescrevendo a história do Enem, com mais um capítulo importante. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) demonstraram que é possível fazer uma prova digital, em um exame de larga escala no país. Sabemos que a digitalização das provas é o futuro", acrescentou o presidente.

As provas foram aplicadas das 13h30 às 18h30, contendo questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (Física, Química e Biologia) e Matemática e Suas Tecnologias. Os cadernos de questões já estão disponíveis no portal do Inep e os gabaritos serão divulgados dia 10 de fevereiro.

Foram desclassificados 38 participantes, que descumpriram regras gerais publicadas no Edital. Entre as infrações estão portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos, não atender as orientações dos fiscais, entre outras determinações.

Ao todo, 146 inscritos solicitaram a reaplicação do segundo dia de provas, em decorrência de doenças infectocontagiosas. Candidatos que apresentaram sintomas na véspera (6) e no dia de provas (7) também podem realizar o pedido entre os dias 8 e 12 de fevereiro na página do participante. O prazo é o mesmo para quem se sentiu prejudicado por incidentes logísticos. Os casos serão analisados de forma individual e os resultados serão divulgados dia 15 de fevereiro (para solicitações nas versões impressa e digital) na página do participante.

No primeiro dia, as provas foram compostas por questões de Linguagens Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além da Redação que trouxe o tema "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". A Redação foi realizada de forma manuscrita.

As provas do Enem Digital foram realizadas em 104 municípios brasileiros, em 1.028 locais de aplicação, com estrutura de 4.053 laboratórios de informática. Os participantes que sentiram prejudicados por incidentes logísticos poderão solicitar reaplicação do exame entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: