Enem Digital 2020: participantes prejudicados por incidentes logísticos podem solicitar reaplicação a partir do dia 8

02/02/2021 - 15h48 - Por Karoline Figueiredo

Os participantes da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos durante as provas, poderão solicitar reaplicação do Exame. Os pedidos deverão ser efetuados entre os dias 8 e 12 de fevereiro na página do participante.

A reaplicação está prevista para os dias 23 e 24 de fevereiro. As datas são as mesmas para aplicação de provas destinadas às Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

São considerados problemas logísticos os seguintes fatores: desastres naturais; falta de energia elétrica; falha no dispositivo eletrônico ao candidato que solicitou o uso de leitor de tela; erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador (que tenha prejudicado o participante); entre outras situações. Os casos serão analisados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Candidatos que não puderem participar do segundo dia de provas (7 de fevereiro) em virtude do diagnóstico de Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas, podem solicitar a reaplicação até as 12h deste sábado (6). Para aqueles que apresentarem sintomas na véspera ou no dia de provas, devem realizar o pedido entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

As doenças infectocontagiosas para fins de reaplicação do exame são: coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócita e outras meningites; varíola; influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola; varicela e Covid-19.

No primeiro dia (31 de janeiro), as avaliações foram compostas por questões de Linguagens Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além da Redação que trazia o tema "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". A Redação foi realizada de forma manuscrita. Os cadernos de provas já estão disponíveis no portal do Inep. Os gabaritos serão divulgados na quarta-feira (3).

O segundo dia de provas os concorrentes responderão questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.

Os gabaritos serão divulgados na quarta-feira (3). Para mais informações acesse o portal do Inep..

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: