Enem Digital 2021 conta com acessibilidade inédita

09/06/2021 - 15h02 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou na última terça-feira (8), que a modalidade Digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, contará recursos de acessibilidade inéditos nesta edição.

Os participantes poderão solicitar atendimento especializado para prova ampliada, superampliada ou com contraste. Outros recursos disponibilizados estão Tradutor-Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras); salas acessíveis; e tempos adicionais.

Podem realizar os pedidos pessoas com baixa visão; cegueira; visão monocular; deficiência física; deficiência auditiva; surdez; deficiência intelectual (mental); surdocegueira; dislexia; deficit de atenção; transtorno do espectro autista; discalculia; gestantes; lactantes; idosos; e pessoas com outra condição específica.

De acordo com o Inep, também serão permitidos a portabilidade de alguns itens, entre eles estão o cão-guia; medidor de glicose; bomba de insulina; aparelhos auditivos; implantes cocleares; máquina de escrever em braile; lâmina overlay; reglete; punção; sorobã ou cubaritmo; caneta de ponta grossa; tiposcópio; assinador; óculos especiais; óculos especiais; lupa; telelupa; luminária; tábuas de apoio; multiplano e plano inclinado; além de outros de que se façam necessários.

O Enem Digital ofertará neste ano, 101.100 vagas. Nesta versão não serão disponibilizadas vagas aos candidatos treineiros (que realizam a prova apenas para autoavaliação), e neste caso, os mesmos deverão se inscrever na modalidade impressa.

O período para solicitação do atendimento especializado será o mesmo para inscrição no exame: 30 de junho a 14 de julho na página do participante. As provas do Enem Digital e Enem Impresso ocorrerão nos dias 21 e 28 de novembro.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: