Enem Digital: modelo inédito de prova começa aplicação no domingo (31)

27/01/2021 - 12h38 - Por Karoline Figueiredo

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 na versão digital, acontece neste domingo (31). O segundo dia está marcado para 7 de fevereiro.

Os concorrentes devem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição disponível para consulta na página do participante. O documento informa os dados do candidato, as datas, horários e local de prova, descreve atendimento especializado e nome social - caso tenham sido solicitados, entre outras informações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, menciona a importância da portabilidade do documento em dias de provas, mesmo não sendo obrigatória a apresentação do mesmo.

A implementação do novo modelo ocorrerá de forma progressiva e a previsão é que seja consolidada até 2026. Os participantes puderam escolher por realizar o exame no formato impresso (tradicional) ou no formato digital. Nesta primeira edição da nova modalidade de aplicação, não poderão participar candidatos treineiros (estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio), e o modelo também não dispõe de atendimento especializado. O propósito é que o processo no formato digital seja ampliado e aprimorado nas futuras edições.

O Inep disponibilizou para o Enem Digital nesta edição, 100 mil inscrições. "O fututo é o Enem Digital. Pela primeira vez na história do Brasil, haverá uma aplicação em computador, com isso, você não tem a impressão de provas, como na versão em papel. Além disso, nos possibilita uma velocidade muito maior para receber os resultados, com agilidade e flexibilidade", declarou o presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista coletiva.

Os candidatos podem acompanhar o processo seletivo, o cronograma, os resultados e realizar simulados por meio do aplicativo Enem. A página do participante e a página do Inep também disponibilizam todas as orientações sobre o Enem, além de guias, cartilhas e manuais.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: