Enem Digital pode ser testado por candidatos treineiros neste ano

19/05/2015 - 09h06 - Por Thaís Ferraz

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá começar os testes de sua versão digital ainda neste ano. A informação foi publicada no edital do exame, que pode ser conferido no Diário Oficial da União de segunda-feira (18).

De acordo com o documento, o INEP "poderá convidar participantes" para a aplicação do Enem Digital. A expectativa é de que os candidatos treineiros (estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que fazem o Enem apenas como teste) sejam convocados para participar nesta modalidade.

A ideia do Enem Digital já havia sido divulgada pelo ex-ministro da Educação, Cid Gomes. O MEC chegou a realizar uma consulta pública para debater a possibilidade de reformulação do Enem. O formulário trazia três questões:  1) Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do ENEM (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias)? 2) Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova? 3) Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

Enem 2015

O edital informa que as inscrições serão abertas às 10h do dia 25 de maio e encerradas às 23h59 do dia 5 de junho. Para solicitar isenção da taxa, os candidatos deverão preencher a Declaração de Carência Sócioeconômica que estará disponível no sistema de inscrição, também entre os dias 25 de maio e 5 de junho. Os candidatos que forem contemplados com a isenção e faltarem à prova, sem apresentar justificativa, perderão o direito ao benefício na edição seguinte.

O cartão de confirmação não será mais enviado pelos Correios. O estudante deverá consultá-lo online, e não haverá necessidade de apresentá-lo no dia da prova.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro e terão início às 13h30, com fechamento dos portões às 13h. No primeiro dia, os candidatos responderão à questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicados os exames de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: