ENEM é aceito como forma de ingresso em 29 Instituições de Portugal

19/03/2018 - 16h35 - Por Karoline Figueiredo





O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) assinou em fevereiro deste ano, o 29º acordo Interinstitucional com a Universidade Fernando Pessoa (UFP) de Portugal. O convênio realizado permite que a Instituição receba candidatos brasileiros por meio do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

De acordo com o INEP, as Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas que aceitam os resultados do ENEM como forma de ingresso, definem seus próprios sistemas de classificação, como nota de corte e processos  acadêmicos.

O primeiro acordo Interinstitucional ocorreu em 2014 com a Universidade de Coimbra. Confira os 29 estabelecimentos conveniados que recebem estudantes brasileiros:

Universidades: Universidade dos Açores; Universidade de Aveiro; Universidade de Algarve; Universidade da Beira Interior; Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Coimbra; Universidade Fernando Pessoa; Universidade de Lisboa; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Universidade Lusófona do Porto; Universidade da Madeira; Universidade do Minho; Universidade do Porto; Universidade Portucalense; e Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

Institutos: Instituto Politécnico de Beja;  Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Politécnico de Bragança; Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico de Guarda; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico da Maia/Ipmaia; Instituto Politécnico da Maia/Ismai; Instituto Politécnico do Porto; Instituto Politécnico de Portalegre; Instituto Politécnico de Santarém; Instituto Politécnico de Setúbal; e Instituto Politécnico de Viseu.