Enem: estudantes que fotografarem a prova serão desclassificados

05/11/2014 - 15h27 - Por Thaís Ferraz

Os candidatos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana não deverão, em hipótese nenhuma, fotografar a prova, o cartão de respostas ou a sala em que o exame será aplicado. De acordo com o Edital, os candidatos que estiverem portando, no momento da prova,  telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores ou receptores de imagens e vídeos serão instantaneamente eliminados.

foto enemNo ano passado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que 24 participantes foram desclassificados do Enem por terem postado fotos da prova nas redes sociais. O grupo era composto, em sua maioria, por estudantes que haviam pagado a inscrição do exame, o que indica que provavelmente boa parte destes candidatos estudava em escolas particulares ou havia terminado o ensino médio na rede pública nos anos anteriores. As fotos postadas em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram puderam ser rastreadas através das ferramentas de buscas oferecidas pelos próprios sites ou pelas hashtags utilizadas pelos usuários.

Além de tirar fotografias, os candidatos do Enem estão proibidos, sob pena de eliminação, de:

  • Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira e borrachas;
  • Portar livros, manuais, impressos, anotações;
  • Portar quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte;
  • Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início das prova.

Mais informações na página do Exame.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: