Entrega do Prêmio "Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós" acontecerá nesta quinta-feira

29/11/2016 - 15h05 - Por Karoline Figueiredo

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados fará a entrega do Prêmio "Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós" às mulheres vencedoras da edição de 2016, nesta quinta-feira (1) às 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães (Câmara dos Deputados-Brasília/DF).

A premiação é destinada às mulheres brasileiras que se destacam por seus trabalhos de cidadania em defesa dos direitos da mulher e questões relacionadas ao gênero no país. Este ano foram indicadas 29 mulheres de todo país. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher selecionou as 5 mulheres se destacaram em suas atividades:

  • Amini Haddad Campos - juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Mato Grosso;
  • Tânia Regina Pereira Rodrigues - fundadora da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF);
  • Cármen Lúcia Antunes Rocha - presidente do Supremo Tribunal Federal (STF);
  • Maria da Conceição Dias de Albuquerque - missionária e diretora da Associação dos Missionários da Solidariedade Lar Amigos de Jesus de Fortaleza;
  • Luiza Helena de Bairros - ex ministra chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

A primeira edição do concurso aconteceu no ano de 2004 com o objetivo de homenagear a primeira mulher brasileira a votar e a ser eleita deputada federal, Carlota Pereira Queirós (13/02/1892 - 14/04/1982). Carlota nasceu em São Paulo -SP e lutou por diversas causas humanistas. Ela foi médica, pedagoga, escritora e política. A seleção busca incentivar e valorizar mulheres na sociedade que atuam no exercício da cidadania.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: