Especialistas realizam o 1º encontro para o planejamento da logística de segurança do ENEM 2016

19/08/2016 - 15h33 - Por Karoline Figueiredo

Foi realizado ontem (18) em Brasília/DF um encontro organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o planejamento da logística de preparação em relação a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016.

A reunião contou com 93 especialistas da área de segurança para ENEM representando as regiões do Norte e Centro-Oeste do Brasil. O objetivo é estabelecer procedimentos de impressão, distribuição e escolta do material de exame.

"O trabalho dos agentes, das secretarias estaduais de segurança da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal é fundamental para que possamos garantir o direito aos 8,7 milhões inscritos de fazerem as provas dentro do princípio da isonomia", destacou a presidente do INEP, Maria Inês Fini.

Diversos assuntos foram abordados no encontro como as operações policiais, o planejamento das rotas dos Correios para essas regiões, resultados das observações realizadas pela Rede Nacional de Certificadores (RNC), número de inscritos, entre outros.

As próximas reuniões acontecerão no dia 23 de agosto em Salvador/BA para traçar as mesmas estratégias direcionadas à região do Nordeste e no dia 30 de agosto, o encontro será no Rio Grande do Sul/RS para representantes do Sul e Sudeste.

O ENEM foi criado pelo Governo Federal em 1.998 com o objetivo inicial de apenas avaliar o desempenho dos estudantes concluintes da Educação Básica, e a partir de 2.009, passou a valer como oportunidade de ingresso no Ensino Superior. Na edição deste ano de 2016, as provas acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro em todo país.

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: