Esquivel e Ikeda emitem apelo conjunto à juventude pedindo resiliência e esperança

08/06/2018 - 06h01 - Por PRNewswire

ROMA e TÓQUIO, 7 de junho de 2018 /PRNewswire/ -- No dia 5 de junho, em Roma, o laureado com o prêmio Nobel da paz, Adolfo Perez Esquivel e o filósofo budista Daisaku Ikeda lançaram um apelo para os jovens em todo o mundo, pedindo um novo mundo edificado em justiça e solidariedade.

O apelo foi apresentado pelo Dr. Perez Esquivel e o filho de Ikeda, Hiromasa, vice-presidente da Soka Gakkai International (SGI), em uma conferência à imprensa na Associação de Imprensa Estrangeira de Roma. Dois representantes jovens também proferiram sua determinação de aceitar esse desafio.

Citando a "dinâmica vertiginosa da mudança" e as questões complexas que a humanidade enfrenta, no apelo Esquivel e Ikeda enfatizam o papel crítico de jovens capacitados na transformação da história. O chamado à juventude para se unir a fim de proteger a dignidade da vida, combater a injustiça e eliminar a miséria corrobora com o Agenda das Nações Unidas para 2030 para o Desenvolvimento Sustentável com sua meta de "transformar nosso mundo".

Essa iniciativa se sustenta em um diálogo entre Esquivel e Ikeda publicado em espanhol, italiano, japonês e chinês, intitulado "O Poder da Esperança". O apelo declara: "Nós dois vivemos em meio às tempestades da guerra e violência do século XX. Essas experiências motivam impulsionam nossos esforços insistentes para expandir os laços de amizade entre os povos através de diferenças étnicas e religiosas".

Junto com cinco jovens de diferentes países, Esquivel e Hiromasa Ikeda também apresentaram a declaração em uma Convenção Jovem na noite de 6 de junho no conhecido espaço de performance Ex Dogana. Organizado pela filial italiana da SERPAJ e Soka Gakkai Itália, foi frequentado por 800 jovens de diferentes credos, incluindo cristianismo, judaísmo, budismo e islamismo. Os participantes desfrutaram da música de um tradicional grupo afegão, o Soka Millennium Ensemble e do DJ Massimiliano Mascaro.

Ver http://www.daisakuikeda.org/sub/resources/works/lect/20180605-esquivel-ikeda-jt-appeal.html  para o texto na íntegra.

O escultor e arquiteto argentino Dr. Adolfo Perez Esquivel se tornou o diretor da SERPAJ, a Fundação Latino-americana pela Paz e Justiça baseada no cristianismo e não violência, em 1974. Ele recebeu o prêmio Nobel da paz em 1980 pelo ativismo e defensa dos direitos humanos.

Daisaku Ikeda é um filósofo budista que promove o diálogo e a mudança motivada pelo interior como meios de paz. Ele é presidente da rede budista Soka Gakkai International (SGI) e fundador do Toda Peace Institute e do sistema de educação Soka.

Contato:

Joan Anderson
Gabinete internacional de informações públicas da Soka Gakkai International
Tel: +81-80-5957-4711
E-mail: anderson[at]soka.jp

FONTE Soka Gakkai International

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: