Estados e municípios podem aderir ao programa de alfabetização do MEC até 30 de julho

28/07/2020 - 16h09 - Por Karoline Figueiredo

As secretarias estaduais, municipais e do Distrito Federal, podem aderir ao programa "Tempo de Aprender" até a próxima quinta-feira (30).

Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente do MEC desenvolvido a partir da Política Nacional de Alfabetização (PNA). O projeto lançado em fevereiro de 2020, foi criado com o objetivo de combater as principais causas das deficiências da alfabetização no país. Entre elas estão: déficit na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; falta de materiais e de recursos estruturados para alunos  e professores; falha no acompanhamento da evolução dos alunos; e baixo incentivo ao desempenho de professores alfabetizadores e de gestores educacionais.

As secretarias interessadas devem acessar este link e preencher o formulário com os dados do secretário responsável. As informações sobre o responsável devem estar atualizados no sistema PDDE Interativo - ferramenta que o MEC utiliza para o repasse de recursos às secretarias e para apoio à gestão escolar.

Segundo o MEC, 3.715 secretarias já manifestaram interesse pela ação, ou seja, 66,39% do total. No país existem 5.570 municípios.

Com o propósito de melhorar a qualidade da alfabetização, o programa dispõe de ações estruturadas em quatro eixos:

1 - Formação Continuada de profissionais da alfabetização;

2 - Apoio pedagógico para a alfabetização;

3 - Aprimoramento das avaliações da alfabetização;

4 - Valorização dos profissionais de alfabetização.

A plataforma online oferece cursos de Formação Continuada para professores e gestores, pais e responsáveis e demais interessados. O projeto é uma realização do MEC e entidades como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Supeiror (CAPES), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre outras.

Para mais informações acesse os portais do MEC e do Tempo de Aprender.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: