Estados, Municípios e Distrito Federal terão até 20 de fevereiro para adesão do Programa Brasil Alfabetizado

09/02/2017 - 16h09 - Por Karoline Figueiredo

Os Estados, Municípios e Distrito Federal terão até 20 de fevereiro para aderir ao ciclo 2016 (na qual será desenvolvido ao longo de 2017) do Programa Brasil Alfabetizado. Serão oferecidas 250 mil novas vagas para alfabetização de jovens e adultos a partir de 15 anos.

O Ministério da Educação (MEC) vai destinar em 2017, o valor de R$ 132 milhões para cobrir despesas com material didático e pedagógico; com a formação dos alfabetizadores; alimentação e transporte dos estudantes.

Segundo informações coletadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), atualmente, mais de 12 milhões de pessoas não são alfabetizadas.

"O Programa Brasil Alfabetizado representa o esforço do MEC no sentido de impulsionar a oferta de alfabetização e educação de jovens e adultos em todo território nacional, como responsabilidade solidária entre Governo Federal, Estados e Municípios", declarou a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Ivana Siqueira.

O Brasil Alfabetizado foi criado em 2003 e oferece apoio técnico e financeiro às entidades federativas, para a implementação de projetos que atuem na luta contra o analfabetismo e a favor do avanço da escolaridade para pessoas acima de 15 anos. O programa abrange todo o Brasil, tendo prioridade nos Municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: