Estudante catarinense vence estapa Estadual e se prepara para etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento 2016; seu treinador é o vencedor da edição passada

12/05/2016 - 18h52 - Por Karoline Figueiredo

O estudante do curso Técnico de Manutenção de Aeronaves do SENAI, Rafael de Borba, selecionado nas etapas Escolar e Estadual da Olimpíada do Conhecimento 2016, prepara-se agora para a competição de nível Nacional representando o Estado de Santa Catarina que acontecerá entre os dias 08 a 12 de agosto.

O jovem de 18 anos é nativo do município de Tijucas (SC) e mudou-se sozinho para a cidade de Palhoça - Grande Florianópolis (SC) em busca de seus sonhos. "Vim morar aqui para ficar mais próximo dos estudos e poder me dedicar melhor ao curso e à Olimpíada. Eu levava mais de uma hora de viagem todos os dias para chegar aqui", explicou Rafael que agora leva 10 minutos para chegar até a Escola Técnica do SENAI.

No momento, objetivo de Rafael é vencer a etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento em sua modalidade de curso e disputar depois a competição Internacional chamada WorldSkills na qual reúne estudantes vencedores de todos os países. Mas seu objetivo de vida é ser Piloto. "Escolhi o curso de Técnico Manutenção de Aeronaves porque era o curso mais próximo da área de Piloto, pois ainda não tenho condições de pagar pelo curso que possui custo muito alto" informou o estudante.

As inspirações do jovem para entrar na Olimpíada foram do coordenador do curso e sua professora de Inglês que o informaram e o incentivaram sobre a competição na qual ele não tinha conhecimento. A motivação e dedicação de vencer as etapas vieram de seu treinador Rodrigo Campos, que mostrou ao Rafael, a possibilidade de vencer e conseguir a tão sonhada bolsa de estudos para o curso de Piloto além das diversas oportunidades que possam surgir.

Rodrigo Campos que preparou os alunos do SENAI - Palhoça para as seletivas anteriores, hoje treina exclusivamente o Rafael para concorrer ao Nacional e também ao Mundial. Caso Rafael vença a próxima classificatória no mês de agosto, viajará para diversos países para adquirir conhecimento, técnica e experiência.

Rodrigo tem apenas 23 anos e foi o primeiro estudante vencedor catarinense de todas as etapas da Olimpíada do Conhecimento 2015. Ao ganhar a competição Nacional, Rodrigo viajou para os Estados Unidos (Empresa Aeroturbine), Inglaterra (Base Militar) e Finlândia (Escola Técnica) para conhecer e treinar para a etapa final - WorldSkills. As viagens foram inteiramente custeadas pelo SENAI. O deslocamento para fora do país foi essencial pois o Brasil não possuía determinados equipamentos que precisava para treinar para competição.

No ano passado, Rodrigo ficou em 10º colocado na 43ª edição do WorldSkills e com isso o Brasil conquistou o 1º lugar inédito no ranking total de pontos (melhores na pontuação e desempenho). Por essa conquista ele recebeu uma bolsa de estudos em qualquer Universidade do país para qualquer curso, além do curso de Inglês, ferramentas, entre outros.

"Recebi diversas propostas profissionais de empresas aéreas, dentro dessas oportunidades escolhi a do SENAI por retribuição ao apoio que recebi dos meus professores e desta Instituição. O meu objetivo é treinar novos competidores como o Rafael e ficar até que um deles traga medalha do Mundial", contou Rodrigo.

Diante de todas as experiências vividas, Rodrigo trouxe renovação e melhorias para a Escola Técnica. "Tudo que me ofereceram eu agarrei e hoje quero retribuir colocando em prática o meu conhecimento e as novas ideias. Reproduzi aqui no SENAI para treinar os alunos, uma bancada de simulação de instalação e remoção de componente de uma aeronave igual a que fui treinado na Inglaterra. Também estou trabalhando num projeto para trazer mais estudantes para a Olimpíada, além de outros que pretendo colocar em andamento" esclareceu ele. Atualmente Rodrigo cursa Ensino Superior em Engenharia de Produção e se dedica como treinador para o Rafael no SENAI.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de Educação Profissional da Américas na qual abrange diversas modalidades, todas voltadas para áreas Tecnológicas. Por meio do concurso, diversos taletos jovens são revelados e promovidos. Os vencedores das etapas Estadual e Nacional disputam o mais importante torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills. 

 SENAI 2 (2)

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: