Estudante do IFRN cria protótipo de barco autossustentável e é selecionado para representar o Brasil no Foro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación

17/05/2016 - 18h45 - Por Karoline Figueiredo

O estudante Paulo Eugênio, do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Câmpus Currais Novos, teve seu projeto aprovado para ser apresentado no Foro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación no município de Juchitan de Zaragoza, no México. O evento iniciou dia 15 e seguirá até 20 de maio.

O projeto do aluno, orientado pelo professor Leonardo Teixeira, é o protótipo de um barco autossustentável que utiliza energia solar para se locomover além de realizar o monitoramento de regiões inóspitas e de difícil acesso por meio de um streaming de vídeo em tempo real. O barco também coleta amostra de água para análise sem a intervenção humana.

O objetivo da invenção é propiciar aos profissionais da área de monitoramento de rios e lagos inóspitos mais segurança, conforto e comodidade. O protótipo do barco a princípio visa atender órgãos públicos e privados que desejam realizar o monitoramento de rios e mangues sem a necessidade direta da intervenção humana.

Paulo Eugênio já recebeu diversas premiações em eventos realizados no país, também foi um dos selecionados para participar do Edinburgh International Science Festival na Escócia, entre outros.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: