Estudantes da rede municipal de São Paulo poderão refazer o 3º ano do Ensino Médio

19/11/2020 - 15h12 - Por Karoline Figueiredo

O secretário municipal da Educação de São Paulo, Bruno Caetano, informou nesta quinta-feira (19) em coletiva de imprensa, que os alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede municipal poderão refazer o último ano em 2021. A decisão foi tomada em decorrência da pandemia por Covid-19.

"Para os alunos da rede municipal que estão no 3º ano do ensino, no seu último ano, aqueles que assim desejarem, poderão fazer novamente o 3º ano do Ensino Médio em 2021 nas escolas públicas municipais", declarou o secretário municipal de educação, Bruno Caetano.

Os estudantes receberão o diploma de conclusão do ensino médio ainda em 2020, no entanto, terão vaga garantida em 2021 para refazer o 3º ano de forma facultativa. O calendário de 2021 ainda não foi definido e novas decisões serão tomadas após realização de uma prova obrigatória, que será aplicada em dezembro, para verificar o nível de conhecimento dos alunos e o impacto causado pela pandemia.

A medida adotada pela Prefeitura de São Paulo é semelhante a iniciativa do Governo do Estado, que criou o 4º ano do Ensino Médio. Os objetivos das estratégias é recuperar o conteúdo pedagógico na época de isolamento social, onde as aulas presenciais ficaram suspensas por cerca de seis meses. Na capital de São Paulo, as aulas presenciais foram retomadas dia 3 de novembro.

Durante a quarentena, diversas instituições mantiveram atividades curriculares de forma remota, no entanto, muitos estudantes não puderam acompanhar os conteúdos, principalmente, aqueles em situações vulneráveis.

As aulas presenciais no Estado, até o momento, estão autorizadas apenas para o Ensino Médio. Os Ensinos Infantil e Fundamental permanece a autorização para atividades extracurriculares (como aulas de música, dança, línguas, entre outros).

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: