Estudantes de todo país lançam foguetes de garrafa pet em evento científico

26/10/2018 - 13h56 - Por Karoline Figueiredo

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com a 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) estão promovendo a Jornada de Foguetes 2018, no município de Piraí, no Rio de Janeiro (RJ). O evento iniciou em 22 de outubro e seguirá até 08 de novembro.

O encontro está reunindo 1.527 estudantes de 568 escolas de todo país. As equipes foram selecionadas a partir da 12ª MOBFOG realizada em maio.

A Jornada de Foguetes é uma competição em que os jovens devem apresentar seus foguetes de garrafa pet e suas bases de lançamento. Os protótipos são movidos a combustível líquido, composto de vinagre e bicarbonato de sódio.

Os vencedores serão aqueles que lançarem mais longe seus foguetes (que podem chegar a 300 metros de distância). Os primeiros colocados receberão material didático e troféus no formato do foguete russo Soyuz; os vice-campeões receberão troféus no formato do foguete VS-40; e os estudantes que receberem menção honrosa, terão a réplica do Sonda III.

De acordo com o coordenador nacional da OBA, João Batista Garcia Canalle, participar da Jornada já é um grande prêmio aos alunos e professores, pois significa que estão entre as equipes que construíram melhor suas bases de lançamentos e seus foguetes em todo Brasil.

Durante o evento, também são realizadas palestras com astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica; sessões no planetário digital itinerante da OBA; oficinas; e outras atividades.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: