Evento no Rio de Janeiro debate mídia e consumo na infância

02/05/2013 - 13h47 - Por Lucas Martins

Em maio, o Midrash Centro Cultural convida para um debate sobre o consumo na infância. Em parceria com o Instituto Alana, estão programadas três palestras gratuitas com especialistas das áreas de comunicação, educação, nutrição e psicologia: o jornalista André Trigueiro, a publicitária Nádia Rebouças, o jornalista Marcus Tadeu, a educadora Regina de Assis, a nutricionista Luciana Ayer e a psicóloga Laís Fontenelle. A partir de um olhar crítico sobre a mídia, os palestrantes abordam o consumismo na infância e seus impactos. Os debates acontecem nos dias 6, 20 e 27 de maio, centro cultural localizado no Leblon.

A proposta das palestras é falar dos desafios da educação em uma sociedade que estimula o hiperconsumo e a descartabilidade, na qual somos invadidos e bombardeados, pelos espaços que transitamos, por mensagens persuasivas que convidam a consumir sem reflexão. Os palestrantes discutirão o papel da publicidade dirigida a crianças na formação de hábitos e valores e seus reflexos na criação de maus hábitos alimentares, além do consumo insustentável, convidando o público a uma reflexão sobre a relação entre mídia e educação.

Programa:

Obesidade: o papel de cada um na transformação
Dia 06/05 – 19h filme – 20h30 palestra

Com Nádia Rebouças e Luciana Ayer
Exibição do documentário “Muito além do peso”(84 min.), seguida de debate sobre alimentação e consumo. O filme traz um alerta sobre a maior epidemia infantil da história: a obesidade, com depoimentos de especialistas nacionais e internacionais. Em seguida, o debate propõe uma conscientização sobre o que estamos fazendo, especialmente com nossas crianças. Alem de afetar a saúde, a obesidade é também um problema econômico e ambiental. Em tempo de mudanças, precisamos buscar outros produtos, com um tipo de alimento que não destrua nossas moradias: nosso corpo e a Terra.

Que infância estamos construindo? 
Dia 20/05 - 20h30
Com Laís Fontenelle e André Trigueiro
A ‘mercantilização’ da infância é hoje um problema de todos. Embora a questão seja tratada quase sempre como algo relacionado à esfera familiar, crianças que aprendem a consumir de forma desenfreada, desenvolvem valores distorcidos da realidade que contribuem para problemas éticos, econômicos, sociais e ambientais. Como educar nossas crianças para que se tornem consumidores responsáveis no futuro?

Mídia nas Escolas: o que propõem estudantes e professores
Dia 27/05 – 19h30
Com Regina de Assis e Marcus Tavares
Debate com jovens sobre uso de novas mídias na escola, seguida de debate. A partir de uma entrevista, em público, com adolescentes e jovens, a proposta é explorar ideias e práticas sobre o uso de mídias nas escolas públicas e particulares. O debate analisará, em particular, o uso das redes sociais e dos jogos integrados às atividades educacionais e com repercussão no contexto familiar. Regina de Assis e Marcus Tavares discutirão, com os estudantes e com o público, sobre os alcances e os limites do que vem sendo realizado nas escolas, apontando caminhos e perspectivas para a integração construtiva das mídias à educação e à cultura dos estudantes e professores.

 

Local: Midrash Centro Cultural - Rua General Venâncio Flores, 184 - Leblon - Rio de Janeiro
[email protected] Tel.21 2239 2222

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: