FIES abre período de inscrições para o Processo Seletivo 2016

26/01/2016 - 14h35 - Por Karoline Figueiredo

O Programa Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) abriu hoje (26/01) o período de inscrições para o processo seletivo 2016. Os interessados deverão se inscrever pelo site do FIES até sexta-feira (29/01) às 23h:59min. O resultado da pré-seleção e lista de espera será divulgado dia 01 de fevereiro. 

O FIES disponibilizará 300 mil vagas para novos financiamentos e só poderão se inscrever pessoas que atendam os seguintes requisitos:

*Tenham participado do ENEM a partir da edição de 2010;

*Tenham obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas de conhecimentos e média superior a zero na redação do ENEM;

*Possuam renda familiar mensal bruta de até dois salários mínimos e meio por integrante familiar.

No ano passado o Ministério da Educação definiu algumas mudanças nas regras do FIES para este ano de 2016: estudantes que já possuem diploma de nível superior poderão se inscrever no programa, porém, em caso de empate o benefício será do candidato que ainda não cursou ou ainda não concluiu o ensino superior; o Fies será prioritário nas regiões do país que possuem menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); regiões com maior número de participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 terão preferência ao financiamento; cursos nas áreas da saúde, engenharia e formação de professores também serão prioridades.

O FIES é um programa do Governo Federal, criado pelo Ministério da Educação( MEC) em 1.999 na qual utiliza recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) parar financiar cursos na educação superior para estudantes matriculados em instituições particulares. O programa prioriza ainda, alunos de baixa renda.

Taxa de Juros: 6,5% ao ano       Prazo para pagamento: Três vezes a duração do curso

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: