FIES vai ofertar 50 mil vagas remanescentes para o segundo semestre de 2020

16/09/2020 - 14h44 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (16), a Portaria nº 756, que dispõe sobre as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O FIES vai abrir Processo Seletivo para preenchimento de 50 mil vagas remanescentes, destinadas ao  segundo semestre de 2020. As vagas remanescentes são aquelas não ocupadas pelos candidatos nos seletivos regulares. Ao se inscrever, o candidato poderá optar por até três cursos diferentes, concorrendo apenas uma vaga.

Os interessados deverão realizar as inscrições e acompanhar o Processo Seletivo no portal do FIES. O Edital contendo informações sobre o cronograma e orientações, será divulgado em breve.

Segundo o MEC, diferente do Processo Seletivo regular, o Processo Seletivo remanescente é preenchido por ordem de inscrição do participante.

Para participar do processo seletivo é necessário ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); não ter zerado na Redação; e ter obtido no mínimo 450 pontos nas média geral das provas.

O Fies é um programa do MEC, criado em 2001 por meio da Lei 10.260, com o objetivo de conceder financiamento aos estudantes de graduação em instituições privadas.

Para mais informações acesse o portal do MEC.