FNDE abre período de Renovação dos Contratos do FIES

14/08/2017 - 15h05 - Por Karoline Figueiredo

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abriu hoje (14) o período para Renovação dos Contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), referente ao segundo semestre do ano letivo de 2017.

Os alunos devem efetivar o aditamento de seus financiamentos até dia 31 de outubro, por meio do Sistema Informatizado do FIES - o SISFIES. Nos casos de transferência de curso ou de Instituição, e pedido de dilatação do financiamento, o prazo vai até 30 de setembro.

Os contratos do FIES precisam ser renovados semestralmente. Primeiro, o pedido de aditamento é feito pelas Instituições de Ensino, em seguida, os estudantes devem validar as informações no SISFIES.

A renovação pode ser efetuada das seguintes formas: simplificado – caso não seja necessário alterar informações, realiza-se apenas a validação no SisFIES; e o não simplificado quando houver alterações nas cláusulas do acordo firmado, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa) para finalizar a renovação.

O FIES beneficia jovens e adultos que não possuem condições financeiras para arcar com as despesas de seus estudos. A taxa de juros é abaixo do valor cobrado no mercado. O subsídio também é calculado em cima da renda familiar do estudante, além disso, a dívida começa a ser paga só depois de formado.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: