Fundo de População das Nações Unidas cria aplicativo para combater violência de gênero

17/12/2020 - 15h06 - Por Karoline Figueiredo

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em parceria com a União Europeia, desenvolveu o aplicativo chamado "Nina" com o objetivo de atuação no combate à violência de gênero.

O aplicativo está programado para responder dúvidas e fornecer informações por meio de um robô de conversa (chatbot) sobre violência sexual, gravidez, HIV, direitos da população LGBTI e exploração sexual. O software é disponibilizado em português, espanhol e inglês.

Nina indica os locais da rede de assistência em saúde, assistência social e justiça. O aplicativo também conta com uma seção específica para a população refugiada e migrante, com informações sobre documentação, busca de abrigos e doação de roupas.

A princípio, o acesso à plataforma é realizado apenas em totens com tabletes no Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG) de Boa Vista, em Roraima (RR), para refugiados e migrantes que acessa o local. Os próximos totens serão instalados Manaus (AM) e em Pacaraima, local aproximado da fronteira com Venezuela. Posteriormente, a ferramenta poderá ser instalada em smartphones.

"Esperamos que, com o acesso a informações, as mulheres e meninas possam encontrar o apoio da rede de proteção existente antes de entrar em situação de violência", informou a representante do UNFPA da ONU no Brasil, Astrid Bant.

Para mais informações acesse o portal da ONU Brasil.