Ganhadores do Prêmio Nobel participam da inauguração da primeira universidade privada de estudos avançados da China

23/10/2018 - 04h01 - Por PRNewswire

HANGZHOU, China, 23 de outubro de 2018 /PRNewswire/ -- A Universidade de Westlake (Westlake University, Westlake ou "a Universidade"), primeira universidade privada de pesquisas na República Popular da China, realizou sua grandiosa cerimônia de fundação em 20 de outubro, no The Dragon Hotel, na cidade de Hangzhou, seguida por fóruns sobre o futuro do ensino superior e da pesquisa básica e translacional.

Para celebrar a abertura da instituição e trocar ideias sobre o papel de uma universidade, a cerimônia de fundação reuniu diversos acadêmicos e educadores renomados, incluindo cinco ganhadores do Prêmio Nobel: Lin Jianhua, presidente da Universidade de Pequim; Mark S. Wrighton, reitor da Universidade de Washington em St. Louis; e Wei Shyy, presidente da Universidade de Hong Kong de Ciência e Tecnologia.

"A Universidade de Westlake foi incumbida dos sonhos compartilhados de 3 milhões de estudantes estrangeiros e 1,4 milhão de diplomados de regresso", disse o presidente da Universidade de Westlake, Yigong Shi, na cerimônia de fundação. "A Universidade de Westlake deu contribuições na exploração da reforma do ensino superior na China. No decorrer dos anos, o desenvolvimento do ensino superior e o estímulo à inovação na China têm passado por desafios no sistema educacional", ele disse.

O campus da universidade abriga três faculdades: a Faculdade de Ciências da Vida, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Engenharia. O campus tem sete prédios, que podem acomodar 2.000 pesquisadores e assistentes, com um total de 120 laboratórios, abrigados em um local de 106.000 metros quadrados. Um segundo campus, atualmente em construção em Yungu, deverá ser inaugurado em 2021, fornecendo mais 446.000 metros quadrados de espaço, para abrigar 300 professores e 3.000 estudantes de doutorado.

A Westlake tem feito esforços para formar um corpo docente de classe mundial. Até agora, atraiu 68 cientistas e acadêmicos renomados para sua equipe, com expertises em matemática, física, química, engenharia, tecnologia da informação, biologia e ciências médicas básicas, entre outras.

A Westlake é a primeira instituição de ensino superior a aceitar estudantes de doutorado desde o começo. O primeiro grupo de 19 candidatos a doutorado se matriculou no outono de 2017, enquanto outros 120 estudantes, que estiveram presentes na cerimônia de inauguração, foram aceitos neste ano.

"Nossa visão é a de que, no período de dez a vinte anos, a Universidade de Westlake se tornará uma instituição de ensino superior mundialmente reconhecida, com características chinesas distintivas, edificadas na China", disse Shi.

Para celebrar a fundação, a Westlake também convidou educadores e cientistas ilustres a Hangzhou, para os dois fóruns realizados em 20 de outubro, em que os participantes trocaram ideias sobre o papel global das instituições de ensino superior e seu papel na vanguarda da descoberta científica.

Sobre a Universidade de Westlake

A Universidade de Westlake é uma instituição voltada para a pesquisa, sem fins lucrativos, sustentada por financiamentos públicos e privados. O Instituto Westlake de Estudos Avançados é o predecessor da Universidade de Westlake. O instituto foi estabelecido em Hangzhou em 10 de dezembro de 2016. Em 14 de fevereiro de 2018, a Universidade de Westlake foi estabelecida com a aprovação do ministro da Educação da China. Até 2026, a Universidade de Westlake deverá ter cerca de 5.000 estudantes em tempo integral, 300 professores, 600 funcionários de apoio e cerca de 900 pesquisadores de nível de pós-doutorado.

FONTE Westlake University

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: