Governo anuncia segunda etapa do Pronatec

21/06/2014 - 12h23 - Por Thaís Ferraz

A presidente Dilma Rousseff anunciou  na quarta-feira (18) o lançamento da segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A nova fase terá início em 2015 e ofertará 12 milhões de vagas, distribuídas entre 220 cursos técnicos de nível médio e 646 cursos de qualificação. Esta nova etapa recebeu o nome "Pronatec 2.0."

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Na primeira fase, o programa contou com um investimento do governo federal no valor de  R$ 14 bilhões.

O público beneficiado pelo programa é composto por estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos, trabalhadores, e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Os cursos oferecidos pelo Pronatec se dividem em duas modalidades de formação: Cursos Técnicos, com mínimo de 800 horas/aula e  Formação Inicial e Continuada (FIC), com mínimo de 160 horas/aula.

O Pronatec não possui um sistema unificado de inscrições. As vagas são oferecidas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem.

Mais informações na página do Pronatec.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: