Governo da Hungria oferece bolsas integrais de graduação e pós-graduação por meio do programa 'Stipedium Hungaricum'

16/11/2020 - 17h25 - Por Karoline Figueiredo

O Programa Stipendium Hungaricum, iniciativa do governo da Hungria, abriu nesta segunda-feira (16), as inscrições do processo seletivo para estudantes internacionais. O programa disponibiliza anualmente, mais de 5 mil bolsas em cursos de graduação e mestrado e PHD.

São ofertados mais de 500 opções de cursos, dos quais muitos são ministrados na língua inglesa. Os cursos estão distribuídos em mais de 40 instituições do país. Os interessados podem se inscrever até 15 de janeiro no portal.

O Stipendium Hungaricum possui um acordo de cooperação com o governo brasileiro, que através dele ofertará 250 bolsas para alunos brasileros. Para se candidatar é necessário encaminhar os documentos traduzidos em inglês, como histórico escolar, certificado de cursos anteriorese carta de motivação. Os concorrentes também precisam comprovar proficiência na língua que será ministrado o curso.

O programa cobre os custos com anuidade da instituição, seguro-saúde e acomodação. A acomodação pode ser oferecida gratuitamente pela universidade ou pelo programa, além de um auxílio moradia de 110 euros mensais que é destinado aos bolsistas.

Os candidatos selecionados também receberão apoio financeiro, conforme nível de escolaridade. Para bolsistas de graduação e mestrado o valor é cerca de 120 euros mensais. Para estudantes de PHD, o valor varia entre 390 e 500 euros.

Os cursos são disponibilizados em húngaro, inglês, alemão ou inglês. Para mais informações acesse o portal do programa e o portal Fundação Estudar Fora.