Governo reabre inscrições para "Pátria Voluntária"; programa disponibiliza recursos para execução de projetos

02/01/2021 - 12h15 - Por Karoline Figueiredo

O Governo Federal, por meio da Chamada nº 03/2020 no Programa Pátria Voluntária, reabriu as inscrições para Instituições sem Fins Lucrativos. A iniciativa vinculada ao Ministério da Cidadania e realizada em parceria com a Fundação Banco do Brasil, dispõe de recursos para execução de projetos.

As Instituições interessadas em participar devem constituir um plano de ação voltado à transformação social em todo território nacional. Os estabelecimentos credenciados poderão apresentar propostas, que serão objeto de convocatórias a serem lançadas posteriormente.

As propostas poderão ser encaminhadas até 11 de janeiro de 2021 através do email ([email protected]). Leia o Edital completo sobre o processo seletivo.

Os eixos prioritários são:

  • Atendimento a crianças e adolescentes e vulnerabilidade social;
  • Atendimento a idosos em vulnerabilidade social;
  • Atendimento a mulheres em vulnerabilidade social;
  • Atendimento a pessoas portadoras de deficiência em vulnerabilidade social;
  • Atendimento à população em situação de rua;
  • Atendimento a povos e comunidades tradicionais;
  • Atendimento a população em situação de vulnerabilidade social que apresenta dificuldade de acesso à água.

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, também conhecido como Pátria Voluntária, tem como propósito estimular o crescimento do Terceiro Setor (conjunto de organismos, organizações ou instituições sem fins lucrativos, com autonomia de administração própria, que atua de forma voluntária junto à sociedade), criando uma rede nacional de voluntários na busca de um país mais justo e solidário.

O Programa pretende promover o voluntariado de maneira articulada entre governo, organizações e setor privado.

Saiba mais sobre as atividades, as ações desenvolvidas no portal do Programa. Outras informações podem ser acessadas no portal do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: