Governo reabre inscrições para "Pátria Voluntária"; programa disponibiliza recursos para execução de projetos

02/01/2021 - 12h15 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

O Governo Federal, por meio da Chamada nº 03/2020 no Programa Pátria Voluntária, reabriu as inscrições para Instituições sem Fins Lucrativos. A iniciativa vinculada ao Ministério da Cidadania e realizada em parceria com a Fundação Banco do Brasil, dispõe de recursos para execução de projetos.

As Instituições interessadas em participar devem constituir um plano de ação voltado à transformação social em todo território nacional. Os estabelecimentos credenciados poderão apresentar propostas, que serão objeto de convocatórias a serem lançadas posteriormente.

As propostas poderão ser encaminhadas até 11 de janeiro de 2021 através do email ([email protected]). Leia o Edital completo sobre o processo seletivo.

Os eixos prioritários são:

  • Atendimento a crianças e adolescentes e vulnerabilidade social;
  • Atendimento a idosos em vulnerabilidade social;
  • Atendimento a mulheres em vulnerabilidade social;
  • Atendimento a pessoas portadoras de deficiência em vulnerabilidade social;
  • Atendimento à população em situação de rua;
  • Atendimento a povos e comunidades tradicionais;
  • Atendimento a população em situação de vulnerabilidade social que apresenta dificuldade de acesso à água.

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, também conhecido como Pátria Voluntária, tem como propósito estimular o crescimento do Terceiro Setor (conjunto de organismos, organizações ou instituições sem fins lucrativos, com autonomia de administração própria, que atua de forma voluntária junto à sociedade), criando uma rede nacional de voluntários na busca de um país mais justo e solidário.

O Programa pretende promover o voluntariado de maneira articulada entre governo, organizações e setor privado.

Saiba mais sobre as atividades, as ações desenvolvidas no portal do Programa. Outras informações podem ser acessadas no portal do MEC.