Grupo Airbus e Global Engineering Deans Council anunciam vencedor do prémio Airbus Diversity Award

09/11/2016 - 11h47 - Por PRNewswire

-- Professor Yacob Astatke, da Universidade do Michigan nos EUA, foi o grande vencedor

SEUL, Coréia, 9 de novembro de 2016 /PRNewswire/ -- O Grupo Airbus e o Global Engineering Deans Council (GEDC) nomearam o Professor Yacob Astatke, da Universidade de Michigan, EUA, vencedor do GEDC Airbus Diversity Award 2016, pelo seu trabalho no ensino da engenharia. A cerimónia de entrega do prémio seguiu-se à conferência da GEDC e do World Engineering Education Forum (WEEF) em Seoul, na Coreia do Sul.

(Photo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20161107/436688 )
(Photo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20161107/436689 )

O Airbus Diversity Award foi desenvolvido para promover uma maior diversidade a nível global da força de trabalho na área de engenharia. Esta distinção reconhece as iniciativas e as pessoas que as dinamizam, que permitem que os estudantes de todos os contextos e perfis consigam estudar e ter sucesso a estudar e trabalhar na área de engenharia.

De um total de 40 candidatos de 17 países, o Professor Yacob Astatke foi seleccionado como vencedor pela introdução de iniciativas tecnológicas e de formação em todas as universidades da Etiópia, que serviram para melhorar a oferta do ensino de engenharia em África. Nos últimos 13 anos, realizou cursos de pós-graduação, onde partilhou as melhores práticas e passou inúmeros conhecimentos. Liderou, também, a implementação do ensino da Mobile Studio Technology em cinco universidades na Etiópia e tem sido instrumental na angariação de donativos, equipamentos e outros recursos indispensáveis.

Para além da visibilidade global que o prémio oferece, o Professor Astatke recebeu uma contribuição financeira significativa para o apoiar a continuar a desenvolver o seu trabalho.

"Na Airbus a diversidade está no nosso ADN. O nosso sucesso futuro continuará a basear-se na diversidade da nossa força de trabalho, porque a inovação, a criatividade e o desempenho são impulsionados por essa diversidade", disse Charles Champion. "A conquista do Professor Yacob é um testemunho do seu trabalho árduo e do seu compromisso neste campo. Esperamos que os líderes de engenharia de todo o mundo se inspirem em seguir este exemplo e repliquem esras iniciativas para construir uma comunidade global de engenheiros mais diversificada", acrescentou.

"Os nossos três finalistas aceitaram o desafio vital de encorajar mais jovens a tornarem-se engenheiros, a fim de resolver alguns dos maiores desafios que enfrentamos no século XXI", disse Peter Kilpatrick, do GEDC. "A mensagem que queremos passar é a de que juntos, olhando para o trabalho dos nossos finalistas como fonte de inspiração e como grandes exemplos de sucesso, o trabalho que fazemos pode e vai fazer a diferença."

FONTE Airbus Group

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: