Hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro

29/10/2015 - 11h26 - Por Karoline Figueiredo





Hoje, 29 de Outubro é comemorado o "Dia Nacional do Livro" que surgiu em homenagem à "Biblioteca Nacional do Livro" fundada em 1810 pela Coroa Portuguesa no Brasil. A Biblioteca que fica no Rio de Janeiro é considerada a maior da América Latina.

Atualmente a tecnologia nos permite facilitar o trabalho de impressão, desenvolvimento, distribuição, divulgação entre tantos outros recursos para que os livros cheguem até os leitores em todos os cantos do mundo. Por maior que seja os benefícios da tecnologia e as diversas opções de leitura hoje existentes, nada substitui ter variedades de livros impressos como acesso.

Foto: © iStock.com / fatnanny

Foto: © iStock.com / fatnanny

O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC) é composto por muitas ações, projetos, programas e políticas governamentais e da sociedade civil. A Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e bibliotecas (DLLLB) e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBC) são responsáveis pela implantação, construção e modernização de bibliotecas em parceria com Estados e Municípios.

O MinC é responsável por implantar Pontos de Leitura, Bolsas para Escritores e Prêmios Literários realizados pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e pela DLLLB.

Arquivado em: Educação