"Hora do ENEM" realiza sábado o 3º Simulado

08/08/2016 - 16h15 - Por Karoline Figueiredo

O 3º simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016 será realizado neste sábado (13) por meio da plataforma on-line "Hora do ENEM" criada pelo Ministério da Educação (MEC). Os interessados em participar poderão efetuar suas inscrições no portal Hora do ENEM.

A prova será composta por 80 questões com a mesma metodologia aplicada no ENEM, abordando tópicos na qual foram passados aos alunos durante o ano letivo nas Escolas. O tempo disponibilizado será no máximo 4 horas para realização do exame. Com o resultado do simulado, o estudante poderá comparar a nota de corte com o curso e Instituição de Ensino que deseja ingressar.

No 2º simulado mais de 300 mil estudantes de todo país participaram, e no 1º simulado foram registrados 710 mil estudantes. Segundo o MEC, os cursos mais procurados pelos candidatos até o momento foram: Administração, Direito, Engenharia Civil, Medicina e Psicologia.

As provas do ENEM 2016 serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro com início às 13h:30min. Com o resultado da média obtida o candidato poderá tentar uma vaga por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) na qual oferta bolsas de estudos integrais ou parciais para Cursos de Graduação e Cursos Sequenciais de Formação Específica em Instituições Privadas de Ensino Superior; poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) que considera a nota obtida para distribuição de vagas nas Instituições Públicas em todo país; conseguir o Financiamento Estudantil (FIES); participar do Programa Ciência sem Fronteiras; ingressar em cursos Técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) entre outros.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: