I Simpósio Internacional de Toxoplasmose acontece em dezembro; evento é online e gratuito

09/12/2020 - 18h07 - Por Karoline Figueiredo

Os interessados em participar do I Simpósio Internacional de Toxoplasmose podem efetuar as inscrições no portal. O evento é online, gratuito e acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de dezembro por meio do canal no YouTube do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Cirurgia Veterinária (PPGMV) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O Simpósio é organizado por professores e estudantes do Curso de Medicina Veterinária e PPGMV da UFRRJ; do Curso de Medicina Veterinária e Programa de Pós-Graduação em Clínica e Reprodução Animal da Universidade Federal Fluminense (UFF); Curso de Medicina Veterinária e Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPG-Bioexp) da Universidade Federal de Passo Fundo (UPF); e do Curso de Medicina da Universidade Federal do Delta Parnaíba (UFPI).

Os encontros contarão com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros, que abordarão diversos aspectos da doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii.

A Toxoplasmose pode ser transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados com oocistos, além da carne crua ou malcozida com cistos teciduais do parasito. O principal meio de contaminação do ambiente são as fezes de gatos infectados.

Entre os temas a serem palestrados estão Toxoplasmose em primatas; Toxoplasmose e seus riscos; Estudo epidemiológico da Toxoplasmose animal e humana; Toxoplasmose na Amazônia; Toxoplasma Gondii genetic diversyti in South Region of Brazil: anything new?; Toxoplasmose dúvidas e controvérsias; Toxoplasmose na gravidez; entre outros.

Para mais informações acesse o portal do Simpósio.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: