IF Baiano - Serrinha promove "I Mostra de Arte e Cultura do Território Sisal"

18/05/2017 - 16h27 - Por Karoline Figueiredo

O Câmpus Serrinha do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) realizará no dia 31 de maio, a I Mostra de Arte e Cultura do Território Sisal. O evento é voltado à comunidade acadêmica e ao público externo interessado.

Segundo a coordenadora de extensão da unidade de Serrinha, Anadeje Campêlo, o objetivo da iniciativa é valorizar e contribuir para a arte e cultura local, além de incentivar e promover  talentos de diferentes áreas.

O evento reunirá diversas atrações: apresentações de música, teatro, dança e poesia de cordel no palco; Feira Literária e Doação de Livros, Revistas e Filmes; Espaço Gourmet com comidas típicas da Região; Contação de Histórias na Biblioteca; Oficinas de Turbante e Graffiti; Minicurso sobre a História do Rap na década de 70; Exposições de Desenhos, Pinturas, Fotografias e Artesanato; Shows de Capoeira e Quadrilha Junina, entre outros.

As inscrições para os minicursos e oficinas podem ser realizadas no dia do evento (31). Para obter mais informações sobre a Mostra e a programação acesse a página do IF Baiano.

Sobre o Território do Sisal: Conhecido como Região Sisaleira da Bahia, é localizado no nordeste do Estado e é composto por 20 municípios (Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Serrinha, Teofilândia, Valente, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Ichu, Lamarão, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Tucano, Araci, Candeal, Cansanção e Itiúba).

Sisal é uma planta típica do Estado da Bahia, trazida dos Estados Unidos por Horácio Urpia em 1.903. Tornou-se muito cultivada e comercializada por fornecer uma fibra capaz de produzir diversos utensílios como tapetes, cordas, ração animal, remédios, etc. Uma das maiores indústrias têxteis de sisal do mundo fica localizada em Valente - Bahia, chamada APAEB.

A Região do Sisal possui uma cultura diversificada. Atualmente ainda são valorizados as tradições antigas como o Reisado, o Boi Roubado, Literatura de Cordel, Cantadeiras do Sisal, entre outros. Alguns municípios realizam todos os anos, semanas culturais com o propósito de valorizar e fomentar a cultura  a história local .

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: