IFAC e IF Baiano oferecem cursos de qualificação por meio do programa Novos Caminho

20/06/2020 - 14h52 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições públicas de ensino no país, oferece 57 mil vagas em cursos de Qualificação Profissional na modalidade Educação a Distância (EaD). Os cursos são gratuitos e disponibilizados por meio do programa Novos Caminhos.

Segundo o MEC, esta semana mais duas instituições passaram a ofertar vagas por meio do programa, o Instituto Federal do Acre (IFAC) e o Instituto Federal da Bahia (IF Baiano).

O IFAC está disponibilizando 750 vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Assistente em Recursos Humanos, Agente Cultural e Agricultor Florestal. As inscrições encerram na próxima segunda-feira (22) e as aulas iniciam dia 30 de junho.

O IF Baiano está ofertando 600 vagas para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições seguem abertas até 30 de junho e as aulas iniciam em 6 de julho.

Para participar basta acessar o portal Novos Caminhos e indicar estado, município, modalidade EaD e nível de escolaridade. No sistema vai aparecer as instituições e os cursos cadastrados e disponíveis aos interessados.

O programa busca incentivar o empreendedorismo e o ensino profissional e tecnológico no país. De acordo com o MEC, a previsão é que até 2021 serão oferecidas 78 mil vagas de diferentes cursos, nas modalidades presencial e a distância.

A plataforma online disponibiliza cursos Técnicos e de Qualificação Profissional por meio de Universidades e Institutos Federais; os sites das instituições ofertantes dos cursos; e informações como período de matrículas, entre outros. Os alunos além de estudar em casa, poderão obter certificado de até 400 horas, dependendo do curso.

Para mais informações acesse o portal do MEC.