IFCE cria painel para monitorar Covid-19 em todo país

15/04/2020 - 16h44 - Por Karoline Figueiredo

O Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada (LAPISCO) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Câmpus Fortaleza, criou uma ferramenta para monitorar e apresentar dados em diversos níveis sobre o novo coronavírus (Covid-19).

O projeto chamado Monitor Covid-19 apresenta várias informações atualizadas em todos os Estados do Brasil; gráficos de projeção do avanço e/ou recuo da contaminação; gráficos comparativos com outros países; entre outras funções.

De acordo com o IFCE, a ferramenta também possui um simulador de progressão da Covid-19, levando em conta as medidas como isolamento social (horizontal e vertical). O programa também realiza projeção da demanda hospitalar tendo em vista o sistema de saúde da população em análise, utilizando parâmetros como gravidade da doença, taxa de crescimento para pacientes críticos que precisarão de UTIs e ventilação mecânica, entre outros aspectos.

"Diferente de um relatório técnico com dados estáticos, essa ferramenta chama atenção pela forma de interagir e pela maneira didática que apresenta as informações, inclusive para pessoas não especialistas na área", informou o coordenador do LAPISCO e professor, Pedro Pedrosa.

Para mais informações acesse o portal do IFCE.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: