ifood é o primeiro aplicativo a se comprometer com a campanha da ONU #DeLivreDePlástico

17/08/2021 - 19h21 - Por Karoline Figueiredo

A campanha #DeLivreDePlástico, coliderada pela Oceana e pela Campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), foi lançada em dezembro de 2020. A campanha pede aos aplicativos de entrega de alimentos, a redução da quantidade de plástico descartável enviados aos consumidores.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o ifood se comprometeu publicamente a reduzir a oferta de itens plásticos descartáveis em seus serviços de entrega. O documento assinado pelo ifood apresenta as seguintes fases: até dezembro de 2021, 100% dos restaurantes parceiros terão a opção de não enviar descartáveis; até 2025, a empresa garantirá que 80% dos pedidos não enviarão guardanapos e talheres, pratos, copos e canudos plásticos. Também serão desenvolvidos planos de trabalho com metas de redução para sacolas e embalagens descartáveis até março de 2022, e de inserção de embalagens reutilizáveis até março de 2023. Confira o compromisso completo no site do ifood.

Anualmente, são produzidos 3 milhões de toneladas de plásticos no mundo, dos quais 13% são produtos como pratos, copos, talheres, sacos plásticos e canudos. O percentual equivale a cerca de 500 bilhões de itens descartáveis por ano.

No Brasil, são despejados anualmente, mais de 325 mil toneladas de lixo plástico no oceano, trazendo consequências negativas para atividade pesqueira, ao setor turístico e ao meio ambiente. Para mais informações acesse o portal da ONU Brasil.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: