INCT-V atua em pesquisas para vacinas contra Covid-19

11/04/2020 - 11h56 - Por Karoline Figueiredo

O Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas (INCT-V) vem atuando em ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O INCT é um programa dirigido pelo Conselho Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (CNPq) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), que abrange diversas instituições de pesquisa e ensino para o desenvolvimento de estudos em temas estratégicos para o país.

A organização de redes proporciona a consolidação dos grupos de pesquisa, o intercâmbio de conhecimentos e a amplitude do programa, fomentando a pesquisa em todo país.

Segundo Ricardo Gazzinelle, coordenador do INCT-V, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisador sênior do Centro de Pesquisas René Rachou e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, os integrantes do instituto mudaram completamente suas rotinas, voltando seus esforços em combate à pandemia atual. A maioria dos pesquisadores foram reajustados para atuarem em duas frentes: diagnóstico e desenvolvimento da plataforma de uma vacina contra o coronavírus.

As ações estão reunidas no projeto Desenvolvimento de testes de diagnóstico molecular e sorológico para Covid-19, que além de ter apoio do CNPq, do MCTIC por meio do INCT, também conta com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Gazzinelle coordena o estudo que trabalha com várias plataformas de vacinas.

Uma das possibilidades de pesquisa utiliza o vírus da influenza como vetor vacinal. De acordo com Gazzinelle, nesta técnica criada pelo pesquisador Alexandre Machado da Fiocruz-Minas, o vírus utilizado é atenuado, ou seja, não replica a doença, mas induz a resposta imunológica. "Como a influenza e o coronavírus infectam as mesmas células e tecidos, achamos que essa pode ser uma vacina eficiente", informou Gazzinelle.

Para saber quais procedimentos, tempo estimado para descoberta e conclusão da vacina, e demais informações no portal do CNPq.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: