INEP altera data de aplicação do ENCCEJA; horários foram modificados na semana anterior

19/09/2017 - 14h50 - Por Karoline Figueiredo





O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) publicou na última quarta-feira (13) uma alteração efetuada em relação aos horários da aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA Nacional). Devido ao atraso na homologação da licitação, não será possível a distribuição das provas dentro do cronograma previsto, por tanto, o ENCCEJA  passará a ser aplicado dia 19 de novembro, e não mais em 22 de outubro.

O ENCCEJA PPL (Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob medidas socioeducativas ) também sofreu alteração no calendário. As provas serão realizadas nos dias 21 e 22 de novembro.

Os candidatos devem conferir as mudanças nos horários ocorridas recentemente, e agora, a data de provas retificada e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (19) pelo INEP.

Confira os novos horários:

Período matutino: Abertura dos portões às 8h; fechamento dos portões às 8h45; provas das 9h às 13h.

Período vespertino: Abertura dos portões às 14h30; fechamento dos portões às 15h15; provas das 15h30 às 20h30.

O objetivo da mudança é promover maior segurança e comodidade aos participantes. As provas serão aplicadas para 1.573.862 pessoas, em todas as unidades da federação, totalizando 564 municípios.

O ENCCEJA é destinado aos estudantes residentes no Brasil que desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar o exame com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

O exame oferece atendimento especializado, específico e pelo nome social (para participante travesti ou transexual que desejar tratamento pela sua identidade de gênero).

Os horários do ENCCEJA PPL e demais informações estão disponíveis no portal do INEP.

Arquivado em: Provas