Inep antecipa para mês de abril regularização de participantes do Enade 2019

09/04/2020 - 14h26 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou o processo de regularização dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) por meio de retificação do Edital nº 43 de 4 de junho de 2019, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (9).

O Edital previa regularização junto ao Enade no mês de setembro - para estudantes concluintes habilitados que não cumpriram todos os requisitos do exame. Com a retificação, os mesmos terão situação regularizada ainda no mês de abril.

A medida foi tomada devido ao reconhecimento de novos profissionais formados, como estratégia brasileira de combate à emergência de saúde pública e de importância mundial referente ao coronavírus (Covid-19).

A iniciativa de regularização contemplará 34.592 estudantes inscritos no exame, que por alguma razão, permaneceram em situação irregular.

Os relatórios de estudantes em situação regular junto ao Enade são utilizados pelas instituições de educação superior para subsidiar a colação de grau e a emissão de diplomas. O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. A realização do exame e o preenchimento do questionário do estudante são etapas essenciais para obtenção do diploma.

Os cursos avaliados em 2019 foram nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

O Enade avalia o desempenho dos estudantes no ensino superior, conforme conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; no desenvolvimento de competências para a formação geral e profissional; e a atualização dos alunos de acordo com a realidade brasileira e mundial.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: