Inep apresenta em canal online nesta sexta-feira (23) os resultados do "Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)"

22/04/2021 - 16h18 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentará nesta sexta-feira (23), os principais resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019. A transmissão acontecerá a partir das 9h, no canal do Inep no YouTube.

Segundo o Inep, o IGC é um indicador de qualidade que integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino, conforme previsto na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O ICG tem relação direta com o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que verifica o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, entre outros aspectos.

Para ter o IGC calculado, a instituição deve ter, no mínimo, uma graduação com Conceito Preliminar de Curso (CPC), atribuído no triênio de referência do Enade. Entre 2017 e 2019, o exame avaliou cursos de cem áreas do conhecimento. No ano de 2019 também foram inclusas informações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), entre outras iniciativas do Governo Federal, utilizam o conceito do IGC como requisito, critério seletivo ou de distinção.

O ICG também é parâmetro para a distribuição orçamentária na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e serve como referencial nos processos de supervisão e regulação da educação superior.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: