INEP disponibiliza espelho da redação do Enem para vista pedagógica

11/05/2015 - 07h53 - Por Thaís Ferraz

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou, no dia 8 de maio, o acesso aos espelhos das redações produzidas na edição de 2014. Para consultar o documento, os candidatos devem entrar na página do Enem e indicar senha e número do CPF.

O acesso ao espelho tem caráter exclusivamente pedagógico. Com a consulta, os candidatos poderão saber quais notas foram atingidas em cada uma das cinco competências avaliadas:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O tema da prova foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Em janeiro, o MEC divulgou que mais de 529 mil redações obtiveram nota zero. O número equivale a 8,5% do total de candidatos. Entre as redações que receberam nota zero, 248.471 foram anuladas.Apenas 250 candidatos conseguiram nota máxima (1000) na prova, enquanto pouco mais de 35 mil alunos ficaram na faixa de 901 a 999. De acordo com o MEC, a média das notas na área de redação teve queda de 9,7% em relação ao Enem de 2013.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: