INEP disponibiliza espelhos de redação do Enem 2016

11/04/2017 - 11h02 - Por Thaís Ferraz

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou nesta terça-feira o acesso aos espelhos das redações produzidas no Enem 2016. Para consultar o documento, os candidatos devem entrar na página do Enem e indicar senha e número do CPF.

O acesso ao espelho tem caráter exclusivamente pedagógico. Com a consulta, os candidatos poderão saber quais notas foram atingidas em cada uma das cinco competências avaliadas:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

No ano passado, o tema da redação da primeira aplicação do Enem foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Os alunos que tiveram provas adiadas dissertaram sobre um tema parecido: "Caminhos para combater o racismo no Brasil".

Mais informações na página do Enem.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: