INEP disponibiliza provas e gabaritos de todas as edições do Enem; candidatos podem revisar questões para auxílio nos estudos

16/09/2019 - 16h46 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) tem disponível no portal online, os cadernos de provas e gabaritos de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aplicações ocorrem anualmente desde 1.998. Os candidatos do Enem 2019 podem acessar essas questões e utilizar para realização de exercícios e no auxílio para os estudos.

Entre os anos de 1.998 e 2008, as provas eram estruturadas a partir de uma matriz de 21 habilidades, cada uma delas avaliada por 3 questões. A prova objetiva era composta por uma Redação e 63 itens interdisciplinares, em apenas um caderno. Desde 2009, o Enem é composto por 4 provas objetivas, com 45 questões cada e uma Redação. Agora elas são estruturadas em 4 matrizes referencias, uma para cada área de conhecimento.

Enem 2019

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. De acordo com o Edital, algumas alterações foram realizadas, entre elas, o sistema de inscrição que permitiu a inclusão da foto do candidato, porém, não obrigatória; o participante será eliminado da prova caso seu aparelho eletrônico emita algum som; os alimentos passarão por revistas; além disso, foi desenvolvido um aplicativo de orientação profissional para os estudantes.

O Enem é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e contribuir para o acesso destes às Instituições de Educação Superior. Com a média obtida no Exame, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo  Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) , Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e em Instituições Portuguesas (37 Universidades conveniadas).

Para mais informações acesse o portal do MEC e do INEP.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: