INEP divulga Cartilha do Participante referente a Redação do Enem 2018

29/09/2018 - 15h43 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou a Cartilha do Participante referente a Redação no Exame Nacional do Ensino Médio 2018. Acesse o documento.

A "Cartilha da Redação" como é conhecida, possui versão em PDF, para ouvintes e em vídeo em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo do manual é levar aos candidatos esclarecimentos sobre a metodologia de avaliação da Redação, entre outras orientações.

A prova exige a produção de um texto em prosa, na modalidade dissertativo-argumentativo sobre um tema que será proposto na área social, cultural, científica ou política. Os participantes deverão defender sua opinião em relação ao tema, com argumentos consistentes, coerência e coesão.

A correção da prova de Redação no Enem é realizada no mínimo por dois avaliadores, de forma independente, sem que um saiba da nota atribuída pelo outro. Os professores avaliam o desempenho do participante de acordo com cinco competências, onde cada uma delas pode chegar a 200 pontos. A soma desses pontos podem chegar a 1.000.

As competências avaliadas são:

1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

2 - Compreender a proposta de Redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para mais informações acesse a página do INEP.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: