Inep divulga Cartilha do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021

18/10/2021 - 19h05 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na última sexta-feira (15), a Cartilha do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021.

O material reúne os detalhes da avaliação, os procedimentos de prevenção à Covid-19 que serão realizados durante a aplicação e as orientações para a aplicação dos instrumentos nas escolas.

Os testes e os questionários em papel do Saeb 2021 serão aplicados no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, conforme agendamento e seguindo os protocolos de biossegurança.

De acordo com o Inep, a aplicação de 2021 seguirá os mesmos moldes do Saeb 2019, com aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e para 3º e 4º ano do Ensino Médio. Essas mesmas etapas da Educação Básica serão avaliadas em formato amostral nas escolas privadas. Além de responderem ao questionário, os alunos também farão testes de Língua Portuguesa e Matemática.

O 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Haverá aplicação amostral de testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A avaliação da Educação Infantil acontecerá de forma amostral por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa.

Confira o calendário de agendamento e aplicação do Saeb, e demais informações na página do Inep. Acesse também a Cartilha Saeb 2021.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: