Inep divulga cronograma do Censo da Educação Superior 2020

21/12/2020 - 14h06 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (18), a Portaria nº 635, que dispõe sobre o cronograma de etapas e atividades do Censo da Educação Superior 2020.

segundo o Inep, os procedimentos deverão ser efetuados por todas as Instituições de Educação Superior Federais, Estaduais, Municipais, Privadas, incluindo Instituições que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

O período de cadastramento dos recenseadores institucionais ocorrerá entre 26 de janeiro e 31 de março de 2021 por meio do sistema Censup. Os recenseadores são os responsáveis por preencher formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistência de dados, apurar questionamentos do Inep quanto às  informações declaradas, entre outros.

O sistema Censup está aberto para coleta de dados entre 1º de março e 4 de junho. O Inep e as Instituições de Educação Superior verificarão (in loco ou por videoconferência) a procedência dos dados declarados entre 2 e 12 de agosto. O Inep apresentará os dados para as Instituições os homologarem em 20 de agosto, mesmo prazo que se inicia para retificação das informações.

O Censo é realizado para obter informações detalhadas sobre as Instituições de Ensino Superior, cursos de graduação presencial e à distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, estudantes ingressantes e concluintes, corpo docente e organização acadêmica e administrativa. O Censo é a pesquisa mais completa efetuada no Brasil e o objetivo é oferecer aos gestores educacionais, à comunidade acadêmica e a sociedade a transparência no trabalho deste setor, além da busca pela melhoria e qualidade de ensino.

O Censo da Educação Superior 2020 será divulgada dia 28 de outubro de 2020. Confira as demais informações no portal do Inep.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: