Inep divulga edital de isenção da taxa do Enem 2021; pedidos iniciam 17 de maio

04/05/2021 - 15h01 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (3), o Edital referente ao pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e a justificativa de ausência da edição anterior.

O Inep divulgou pela primeira vez, o Edital de isenção separado da inscrição. Segundo a autarquia, o objetivo é oferecer aos candidatos melhor compreensão sobre as regras de solicitação de isenção e evitar que os estudantes deixem de se inscrever no exame por acreditar que isenção ou justificativa garante a participação.

Os pedidos de isenção e justificativa de ausência devem ser efetuados na Página do Participante entre os dias 17 e 28 de maio. Todos os interessados em participar do Enem 2021, inclusive candidatos com isenção e justificativa deferida ou indeferida, devem realizar as inscrições no exame para garantir a participação. O Edital de inscrição será publicado em breve pelo Inep.

Os candidatos que não tiverem isenção na taxa, poderão se inscrever normalmente no exame e pagar o valor dentro do prazo a ser anunciado. Os candidatos isentos no Enem 2020 que não compareceram nos dias de provas, devem justificar ausência caso queiram solicitar isenção nesta edição de 2021.

Confira todos os critérios para solicitação de isenção da taxa e os procedimentos para justificativa de ausência no Edital nº19. Para mais informações acesse o portal do Inep.