Inep divulga Edital em Libras do Enem Digital 2021

03/07/2021 - 10h58 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última quinta-feira (1º de julho), a versão do Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 Digital em Língua Brasileira dos Sinais (Libras).

O conteúdo é voltado aos surdos que têm Libras como primeira língua, e já pode ser acessado no canal do Inep no YouTube. O Inep já havia publicado dia 22 de junho, a versão em Libras do Edital do Enem Impresso.

O Edital do Enem em Libras é publicado desde 2013 pelo Inep. Segundo a autarquia, a medida faz parte do conjunto de iniciativas que compõem a Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto, que busca ampliar oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. O Enem digital 2021, também contará com recursos de acessibilidade inéditos.

Em 2017, o Inep passou a disponibilizar Videoprovas em Libras. A partir de 2018, foi criado a Plataforma Videoprova em Libras, onde a modalidade de prova pode ser acessada em interface similar à adotada na aplicação.

O Enem Digital deste ano contará com recursos de acessibilidade inéditos. Os participantes desta modalidade poderão solicitar atendimento especializado para prova ampliada, superampliada ou com contraste. Outros recursos disponibilizados estão Tradutor-Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras); salas acessíveis; e tempos adicionais.

De acordo com o Inep, também serão permitidos a portabilidade de alguns itens, entre eles estão cão-guia; medidor de glicose; bomba de insulina; aparelhos auditivos; implantes cocleares; máquina de escrever em braile; lâmina overlay; reglete; punção; sorobã ou cubaritmo; caneta de ponta grossa; tiposcópio; assinador; óculos especiais; óculos especiais; lupa; telelupa; luminária; tábuas de apoio; multiplano e plano inclinado; além de outros de que se façam necessários.

O candidato que necessitar de atendimento especializado deverá informar, no ato da inscrição, as condições que motivam a solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno de espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso ou outras condição específica.

O pedido para tratamento pelo nome social pode ser realizado após o período de inscrição, na página do participante, entre os dias 19 e 23 de julho.

O Enem Digital não disponibiliza vagas aos candidatos treineiros (que realizam a prova para autoavaliação), e neste caso, os mesmos deverão se inscrever na modalidade Impressa.

As inscrições do Enem 2021 (ambas modalidades) já estão abertas na página do participante e encerram 14 de julho. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: