INEP divulga espelhos das Redações do ENEM 2017

19/03/2018 - 14h48 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta segunda-feira (19), as vistas pedagógicas das Redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017. O material conhecido também como espelhos de correção, encontra-se disponível na página do participante.

Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, as Redações que violaram os Direitos Humanos não receberam nota zero pela banca avaliadora. Os critérios de correção seguiram as cinco competências estabelecidas na Cartilha do Participante. De acordo com a presidente do STF, Cármen Lúcia, existem outros meios de questionar, administrativa ou judicialmente, eventuais excessos da liberdade de expressão.

O tema da Redação desta edição foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Entre os candidatos que realizaram o exame, 53 de todo país conseguiram alcançar nota mil.

Os candidatos treineiros do ENEM 2017 já podem conferir os resultados das notas de provas. Os treineiros são participantes que ainda não concluíram o Ensino Médio, menores de 18 anos que realizaram o exame para autoavaliação. Do total de 6.731.203 inscritos no ENEM 2017, 8,9 % foram treineiros.

Para mais informações acesse a página do INEP.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: