Inep divulga espelhos das redações do Enem 2020

28/05/2021 - 20h09 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta sexta-feira (28), as vistas individuais das folhas de redações elaboradas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O Inep também disponibilizou as notas dos candidatos treineiros (que realizam o exame para conhecimento e autoavaliação). Os resultados devem ser acessados na Página do Participante.

A vista pedagógica da redação permite que o participante verifique a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas pelos corretores: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a resposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar a proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O processo de correção das redações do Enem é acompanhado em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo Inep. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Os profissionais selecionados para as correções também atendem os pré-requisitos exigidos de formação e atuação.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: